Oi bonitas e bonitos…
Este sem dúvida é um dos momentos mais temidos por brasileiros que vão para os Estados Unidos, principalmente na primeira viagem.
Hoje vou contar como foi minha experiência e dar algumas dicas boas para esta primeira vez, aliás, não tem porquê se preocupar! E se você ainda não tirou nem mesmo o passaporte e o visto CLICA AQUI
Entrevista na Imigração americana
Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que todos são obrigados a passar pela imigração na primeira cidade que o voo chegar. No meu caso foi em Miami, o lugar da minha conexão para depois ir para Orlando.
Atualmente em Miami há o Controle de Passaporte Automatizado, que nada mais é do que o formulário azul que era entregue no check-in ou dento do avião. Assim que pousamos em Miami no aeroporto há uma sala com vários quiosques que escaneiam sua identificação de passaporte e o visto, além das perguntas padronizadas da alfândega (quanto de dinheiro esta levando, se esta levando plantas ou carnes) enfim…. são perguntas básicas que você não terá dificuldade nenhuma de responder. Será apenas um formulário por família (você seleciona o seu idioma, ok?), os documentos de cada um serão verificados e suas digitais também, no fim imprimem um recibo para apresentar na imigração.
Após passarmos por este processo pegamos a bagagem e entregamos para dois funcionários que ficam próximos da fila de imigração que irão passar um aparelho de raio x. Seguimos para a fila da imigração, que foi muito rápida na verdade haviam apenas 2 pessoas em nossa frente, do lado esquerdo era a fila para brasileiros e outras nacionalidades, lado direto cidadãos americanos, mas não se preocupe sempre há um agente para te orientar.
A imigração nada mais é que a entrevista com o oficial, mesmo que você tenha o visto para entrar nos país, quem irá liberar ou não sua entrada é este oficial. Sempre tenha em mãos seu passaporte, sua passagem e o recebido da alfândega. Bem…. em nossa entrevista o agente perguntou apenas:
- Para qual cidade vocês irão?
- Quantos dias vão ficar?
Outras perguntas que clássicas que poderão fazer:
- De onde você vem? Qual o seu país natal?
- Qual o motivo de sua viagem?
- Você já veio aos EUA antes?
- Por que você está viajando sozinho/a?
- Quanto dinheiro tem em seu poder?
Pronto!!!!
Depois destas etapas oficialmente entramos nos Estados Unidos.
CLIQUE no vídeo para ver mais sobre Imigração e Alfândega nos Estados Unidos
DICAS
É totalmente proibido falar no celular nesta área, tirar fotos ou qualquer coisa do tipo (como joguinhos), qualquer suspeita dos oficiais você pode perder horas tentando explicar.
Os guardas, fiscais e câmeras estão nos vigiando em todo o tempo, por isso, NÃO reclame da fila, NÃO fale mal do processo de imigração (nem mesmo em português) alguns oficiais entendem.
JAMAIS faça piadinhas durante todo o processo de segurança americano, muito menos, use as palavras “bombas” ou “armas”, você pode ser deportado.
Seja sempre educado com os oficiais, mesmo que eles não sejam.
Não tenha medo de se perder, tudo é bem sinalizado, há várias placas pelo caminho.
Não entregue nada ao oficial se ele não pedir.
Se tiver alguma história que queira compartilhar para ajudar os outros, escreva nos comentários abaixo.
Que Deus abençoe vocês…. e boa viagem!
Deixe seu comentário