E AGORA? O QUE FAZER?
Oi bonitas e bonitos… no post de hoje eu vou dar dicas para quem vai fazer sua primeira Viagem Internacional!
Dica 01 – Conferir todos os documentos necessários
Este sem dúvida é o passo mais importante, começando do passaporte, ele é o seu documento internacional!
Na correria para aproveitar as promoções maravilhosas das companhias, acabamos muitas vezes nos esquecendo de verificar a data de validade e o visto (caso seja necessário). E infelizmente aconteceu comigo na minha lua de mel, ACREDITAM??? Nem eu, rs… quando cheguei para embarcar e ir para Itália, meu passaporte tinha vencido 10 dias antes, nem mesmo a agência de viagem tinha percebido! Graças ao bom Deus no final deu tudo certo, mas recomendo VERIFIQUEM SEU PASSAPORTE! Foi um transtorno que não precisava.
E como saber se o país de destino precisa de visto?
Verifique no site da embaixada daquele país, sempre estão atualizados e sem dúvida te ajudarão.
Caso você vá para os Estados Unidos este post irá te ajudar (CLIQUE AQUI).
É importante lembrar que existem vários tipos de visto, por exemplo, o visto de trânsito, ele serve para quando você for fazer “conexão” em um país antes do seu lugar de destino. Exemplo: estou indo para o CANADA e farei conexão nos Estados Unidos, preciso verificar o visto de trânsito, entendeu?
Vacinas necessárias
Um ponto super importante e que muitas vezes nos esquecemos, verificar quais vacinas precisam ser tomadas antes de entrar no país de destino.
TENHA XEROX DE TODOS OS DOCUMENTOS
- passaporte
- bilhete de viagem
- reserva de hotel/ caso for ficar na casa de um amigo, peça a ele que lhe faça uma carta convite, no google há vários modelos.
Dica 02 – Compra das passagens – Conferir itinerário
Como disse anteriormente, muitas vezes ficamos maluquinhos com as promoções das passagem e nos esquecemos de ver quantas escalas e quanto tempo irá demorar para chegar, claro que se você não se importar com isso e o preço valer a pena! SEM CRISE….
Dica 03 – Quanto eu gasto na viagem?
É muito importante definir seu orçamento antes, por exemplo: quanto por dia irei gastar?
Hospedagem ou comida?
Quando se trata de comida eu geralmente calculo assim, aqui no Brasil eu gasto em média no almoço R$15,00, então eu calculo $15,00 ou 15,00 por refeição.
Analise se você quer ficar em um hotel mais TOP, ou gastar mais com comida, é importante você colocar essas prioridades!
Dica 04 – Qual moeda levar?
Eu nunca viajei levando o REAL, pois corro o risco de não conseguir trocar e sair no prejuízo, o ideal é levar dolar ou euro, são moedas muito mais fáceis de troca.
Vale lembrar que ter mais de uma opção de pagamento é muito importante, seja na moeda física, cartão internacional credito-débito, VTM (visa Travel Money), ou Transferwise.
Quais vantagens e desvantagens?
- Dinheiro: levar tudo em moeda eu acho arriscado, você pode ser roubado ou esquecer a bolsa, a carteira em algum lugar (aconteceu isso com uma amiga).
- Cartão internacional: você precisa desbloquear com seu gerente o cartão, para que ele consiga ser utilizado no exterior, porém, a pior parte é que cada vez que você utiliza o cartão você paga o IOF de 6, o que pode ser cruel.
- Visa Travel Money, é como um cartão de debito, também é cobrado o IOF de 6, a diferença é que não existe variação cambial.
- Transferwise: caso você tenha uma conta aberta em outro país, você consegue transferir direto do Brasil, porém, como tudo é uma cobrado uma taxa para tal transferência.
Dica 05 – Preciso fazer seguro viagem?
Não posso mentir, eu nunca fiz!!! Mas já ouvi muitas histórias ruins e que precisam. A vantagem é que se Deus nos livre acontecer alguma coisa você entrará como particular, ou seja, vai chegar uma continha salgada depois! Melhor evitar… vou fazer nas próximas vezes.
Você pode verificar pela CIA que você irá, ou até mesmo pelo seu cartão de crédito que oferece este tipo de serviço.
Dica 06 – Arrumando as malas
Sempre, eu disse sempre! Verifique quantos Kg a agência libera sua mala para o embarque. Geralmente vôos internacionais são 32 Kg, mas isso varia! Já os vôos locais são em torno de 23Kg. Por isso fique bem atento as “letrinhas miúdas”, elas vão salvar sua vida.
Mas, se você levou muitas coisas e agora não sabe o que fazer:
- Pagar o excesso da bagagem?
- Pagar volume extra?
Eu indico pagar o volume extra, acaba saindo mais barato!
Identificar sua mala, é a melhor opção, coloque fitinhas coloridas e também coloque seus dados, se por ventura ela extraviar será bem mais fácil encontra-la.
Uma dica de ouro: use uma mala de mão com rodinhas, principalmente se tua viagem for longa, sem dúvida será um transtorno ter que ficar carregando sacolas e bolsas nas mãos.
O que eu posso levar na bagagem de mão?
A maioria das franquias de bagagem liberam até 5Kg. Aconselho a levar uma muda de roupa (incluindo: calcinhas, sutiãs ou cueca) e também sua escova de dentes. “Isso pode salvar sua vida”.
Você pode levar até 10 produtos em embalagens de 100ml, caso seja mais terá que jogar fora! É importante colocar sempre dentro de uma necessaire transparente.
Nada de objetos cortantes, como alicate de unha, tesourinhas ou até mesmo esqueiro. Tudo o que possa ferir alguém é extremamente proibido!
Dica 07 – Chegou o grande DIA!!
Todas as companhias solicitam que os passageiros cheguem pelo menos 3h antes do voo, e posso afirmar que isso vai facilitar sua vida.
Algo que muitos não sabem é que hoje em dia você pode fazer o check in pelo celular, ou totens no aeroporto, e você pegara a fila apenas das bagagens.
Se você for fazer conexão em algum outro país ou cidade, PERGUNTE, se a tua mala irá direto ou terá que pega-la.
Preste atenção na escolha dos assentos, muitas vezes separam famílias, dependendo do local que ficar pode gerar muitos transtorno, como: ao lado de porta de banheiros, asa do avião (faz muito barulho) e ultimo banco (não inclinam como deveria).
Sabe aquelas filas quilométricas para entrar no avião, aquilo tem uma propósito gente, que aprendi na marra!! rs….existe um limite de bagagens de mãos que são levadas, ou seja, cada pessoa pode levar uma mala de até 5k, uma bolsa e uma mala de mão, ou seja, se você chegar tarde pode ficar sem espaço e acabar tendo que despachar sua mala juntos com as do “porão” do avião”, ou até mesmo ficar longe da sua mala.
Vá com roupas confortáveis, e leve sempre uma blusa (aviões geralmente são gelados)
Dica 08 – O que fazer na imigração?
Mantenha CALMA, antes de tudo! rs
Normalmente os agentes fazem três perguntas:
- Para qual local irão?
- Motivo da viagem?
- Quando retornam?
Se ficar perdido e não souber o que responder, pegue aquelas xerox e mostre a ele.
Não tenha dúvidas que eles estão treinados para este tipo de abordagem.
Somente responda o que ele perguntar!
Dica 09 – Retornando ao Brasil
Agora você já esta craque no assunto, sabe muito bem como proceder!
Comprou alguma coisa na viagem? É para seu uso pessoal? Então tire todas as etiquetas, e se possível use em sua viagem!
A lei diz que você pode trazer itens que somem no valor de até $500,00, mas como disse não incluem para uso pessoal: roupas, sapatos e perfume! Sempre lembrando o bom senso, você sendo uma pessoa normal nunca irá comprar 5 blusinhas iguais, 10 pessoas iguais, enfim….
Além disso você pode ter:
- 1 celular
- 1 máquina fotográfica
- 1 relógio.
Se por ventura você não declarar algum item e for pega na Alfândega, você terá que pagar a taxa comum 50% + 50% de multa, ou seja, o produto que você pagou $1.000,00 sairá $2.000,00, por isso pense bem se irá compensar!
Veja também:
Deixe seu comentário